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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
GOMES, CLAUDIA; FELICIO, HELENA MARIA DOS SANTOS y BATISTA, PRISCILA OLIVEIRA. O PIBID E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SUPERVISORES DE ÁREA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.109-121. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p109-121.
Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e os desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações, foi disponibilizado um questionário on-line, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas, foi possível categorizar que as positividades do programa impactam a revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no/do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar, realmente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e a atuação docente no país.
Palabras clave : FORMAÇÃO CONTINUADA; PIBID; PROFISSIONALIZAÇÃO.