SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2EL PROGRAMA PROJOVEM, LAS PRÁCTICAS SOCIO-EDUCATIVAS Y LA EDUCACIÓN (NO) FORMALLA INCLUSIÓN ESCOLAR: UNA REFLEXIÓN SOBRE TRANSICIÓN DE EDUCACIÓN INFANTIL PARA LA ESCUELA BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

FELIPPE, IRENE MONTEIRO  y  SZYMANSKI, LUCIANA. O PODER DA PALAVRA: O TRABALHO DE EDUCADORAS(ES) SOCIAIS COM A LITERATURA. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.187-205. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p187-205.

A presente pesquisa investigou a prática de educadoras(es) da rede pública, a partir da contação de histórias e leitura de livros. A questão central foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um(a) educador(a) de um CRAS?” Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido e a discussão sobre a técnica proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger. Em afinação com esse método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva realizada em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelas(os) educadoras(os) mostrou-se afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como fagulhas que transformam a maneira das crianças e das(os) educadoras(es) estarem no mundo. Dessa forma, a literatura atribuiu sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, cultural e existencial e para as(os) educadoras(es), em seus processos profissional e existencial. Percebeu-se a abertura das(os) participantes para o trabalho e a criação de alternativas frente a obstáculos, como a desvalorização da profissão pelos gestores públicos e educadores e a ausência de formação e de profissionais de referência. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar a criação e o diálogo entre ações na rede assistencial apontando a importância do uso da literatura em espaços de educação não formal.

Palabras clave : LITERATURA INFANTIL; EDUCADOR SOCIAL; FENOMENOLOGIA; ASSISTÊNCIA SOCIAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )