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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
ROMARIO, Lucas y DORZIAT, Ana. Professoras surdas: ensino, formação e pedagogia surda. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.287-309. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp287-309.
Este artigo apresenta os resultados preliminares de um trabalho dissertativo, o qual visa analisar o trabalho de três Professoras Surdas que realizavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos Surdos e alunas Surdas em escolas públicas regulares de João Pessoa-PB. Inspirados nos Estudos Culturais da Educação e nos Estudos Surdos, partimos do pressuposto de que o processo educacional para pessoas Surdas é mais qualificado quando compartilhado por docentes e discentes Surdos/as. Utilizando a observação não participante como principal técnica de pesquisa, obtivemos dados que ratificaram o nosso pressuposto: mostraram que o contato diário entre docentes e discentes Surdos/as possibilita trocas de experiências de vida, histórias de luta da comunidade Surda, aprendizagem linguística, aspectos indispensáveis para a construção de identidades. Nesse processo, observamos que a língua de sinais é fundamental, mas não o suficiente para que as professoras Surdas pesquisadas exercessem a docência. Era preciso uma formação baseada na Pedagogia Surda, na qual os currículos fossem pensados de forma mais ampla, considerando a cultura e a diferença Surdas como eixos centrais.
Palabras clave : Professoras Surdas; Ensino; Formação; Pedagogia Surda.