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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
PINTO, KEILA SANTOS y CHALUH, LAURA NOEMI. Práticas de escrita de educadoras como exPeriência formativa na escola. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.67-83. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n3p67-83.
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender a atuação da professora coordenadora, no contexto dos espaços de formação na escola, por meio das práticas de escrita realizadas pelas professoras e professora coordenadora em uma escola municipal de Educação Infantil, localizada no interior do Estado de São Paulo. O percurso investigativo da pesquisa pautou-se na narrativa de experiências do vivido (LIMA, GERALDI E GERALDI, 2015), e os dados foram analisados a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Como professora coordenadora, ao pesquisar sua própria prática, a intenção foi mobilizar uma experiência formativa, que ampliasse a interlocução entre as educadoras, exercício esse que disparou a reflexão a respeito das potencialidades e das limitações das práticas formativas existentes na escola, ao legitimar a escola como espaço-tempo de produção de sentidos e conhecimentos. Uma das propostas dessa interlocução foi o Diário de HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), uma ação coletiva de escrita que possibilitou propor diferentes formas de organização desse espaço de formação, ao promover o movimento das palavras, a liberdade de dizer sobre si e acerca do outro, o estreitamento das relações de intimidade e confiança e o compartilhamento dos sentimentos e saberes.
Palabras clave : PROFESSOR COORDENADOR; FORMAÇÃO CONTINUADA; ESCOLA; NARRATIVAS.