Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
PIRES, Regina Celi Machado. O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEB. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.45, pp.67-84. ISSN 2238-2097.
O trabalho é parte de uma tese de doutorado (PIRES, 2008), que teve como objetivo conhecer, analisar e explicar as contradições, harmonias, correspondências e diferenças existentes entre a formação inicial do professor pesquisador universitário, realizada pelo Programa PIBIC/CNPq/UNEB e a prática profissional de seus egressos. São apresentados os resultados de oito entrevistas com esses egressos, selecionados intencionalmente, por sua condição de professor da Educação Superior e realizando pesquisa. As categorias empíricas que emergem dessas falas foram mediadas pela teoria do materialismo histórico-dialético e estudos sobre a Educação Superior, permitindo a compreensão do movimento desse nível de ensino, no período analisado.
Palabras clave : Formação Professor-Pesquisador; Iniciação Científica; PIBIC/CNPq; Avaliação de Egressos.