SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professoresÁfrica: desafios e oportunidades no novo milênio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

SOUZA, Maria Elena Viana. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. R. Educ. Públ. [online]. 2012, vol.21, n.46, pp.289-301. ISSN 2238-2097.

O objetivo principal deste artigo é trazer para o debate alguns desafios que estão postos para os professores, mais especificamente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no que se refere ao entendimento das relações raciais no cotidiano escolar e propor algumas possibilidades de ação. É resultado de uma pesquisa bibliográfica que nos leva a concluir que é necessário, além de dar uma atenção especial aos currículos dos cursos de Formação de Professores, preocupar-se com a formação daqueles professores que já estão em serviço, para que consigam lidar, entre outras coisas, com o preconceito racial em sala de aula.

Palabras clave : Relações Raciais; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )