SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número51Ensino e interdisciplinaridade: o que expressam registros, discursos e práticasAs ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MENDES, Valdelaine. O tutor no ensino a distância: uma forma de precarização do trabalho docente?. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.855-877. ISSN 2238-2097.

Este artigo tem como objetivo analisar as implicações da ampliação do Ensino a Distância (EAD) para o trabalho docente e sua relação com as transformações no mundo do trabalho, focalizando as análises nos profissionais que atuam como tutores nesses cursos. Contou com dois procedimentos que se complementaram no desenvolvimento da investigação: um estudo dos registros referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação qualitativa foi desenvolvida em uma instituição de Ensino Superior onde foram realizadas entrevistas com os tutores do EAD.

Palabras clave : Ensino a Distância; Precarização; Trabalho; Tutor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )