Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
CAETANO, Edson y NEVES, Camila Emanuella Pereira. Entre cheias e vazantes: Trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.595-613. ISSN 2238-2097.
Resumo Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho.
Palabras clave : Produção Associada; Saberes da Experiência; Comunidades Tradicionais;; Resistência.