SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53  suppl.02Inclusão digital e social: Conhecimento e cidadaniaEducação do campo e desenvolvimento econômico em Alagoas: Problematizando a escassa pesquisa e mapeando a situação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

CAETANO, Edson  y  NEVES, Camila Emanuella Pereira. Entre cheias e vazantes: Trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. R. Educ. Públ. [online]. 2014, vol.23, n.53, suppl.02, pp.595-613. ISSN 2238-2097.

Resumo Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho.

Palabras clave : Produção Associada; Saberes da Experiência; Comunidades Tradicionais;; Resistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )