Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar y CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.57-76. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017076.
Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiên cia, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unida des de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pes quisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.
Palabras clave : Formação Docente; Educação Inclusiva; Pesquisa Colaborativa; Alunos com Deficiência.