SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistênciasFormação de professores e a Reforma do Ensino Médio: aprofundamento da (des) regulamentação da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PARANHOS, Rones de Deus  y  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7985.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7985.

O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil.

Palabras clave : Ciências; Teses; Dissertações; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )