SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Análise sociogenética do núcleo central das representações sociais: investigações sobre o cuidado hospitalar de criançasLas claves pedagógicas de los sistemas educativos globales. Lecciones de los sistemas de alto rendimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

NOVAES, Adelina de Oliveira  y  PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari. Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e10127.  Epub 25-Mayo-2020. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.10127.

Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é uma narrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensar alternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente. Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius como metáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade no núcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempo constitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, o recurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docente permitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promover a ressignificação de práticas pedagógicas.

Palabras clave : Narrativas; Representações Sociais; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )