Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SANTANA, Leonor M. y CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Escolha Profissional e Representações sociais: um estudo com estudantes de ensino médio de escolas públicas. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e12053. Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12053.
O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.
Palabras clave : Ensino Médio; Escolha Profissional; Representações Sociais; Escola Pública.