Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
BRITO, Larissa Elizabeth Barros y ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. Literatura na Educação Infantil: modos de trabalho com textos e possibilidades do desenvolvimento da capacidade criativa. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.45-64. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n682016064.
Apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida junto a uma turma de Educação Infantil, com objetivo de investigar as formas de trabalho pedagógico com a literatura infantil, perscrutando seus possíveis efeitos no desenvolvimento da capacidade criativa das crianças. A pesquisa foi realizada através dos seguintes procedimentos metodológicos: (i) entrevistas semiestruturadas com a professora da turma e com a bibliotecária da escola; (ii) observação das leituras de histórias; e (iii) entrevista semiestruturada em grupo com as crianças. Todos os procedimentos foram vídeo filmados; parte das entrevistas com as crianças foi também audiogravada. As análises realizadas foram qualitativas, com especial destaque para o material empírico produzido nas entrevistas com as crianças, contrastado com as (im)possibilidades de desenvolvimento criativo a partir do trabalho com apostilas. Os resultados apontam para distintas formas de elaboração das crianças sobre e a partir de histórias narradas e permitem identificar práticas pedagógicas e o lugar da literatura infantil nas escolas.
Palabras clave : Literatura Infantil; Educação Infantil; Capacidade Criadora.