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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
JUNIOR, Oseias Freitas de Oliveira y DALMAU, Marcos Baptista Lopez. A RELAÇÃO ENTRE EVASÃO E EMPREGABILIDADE MEDIADA PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70855. Epub 04-Oct-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133870855.
Neste texto, apresenta-se resultados de pesquisa que teve por objetivo verificar em que medida os fatores que influenciam a evasão do curso de graduação em Filosofia na UFMS estão relacionados com a formação e com as competências desenvolvidas. A partir de perspectiva quali-quantitativa, a coleta de dados foi feita por análise bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram aplicadas 11 entrevistas e 304 questionários com os sujeitos da pesquisa. Entre os resultados obtidos, destacam-se a necessidade de adequação conceitual do PPC às necessidades de um curso de licenciatura noturno; as competências ligadas ao núcleo central do curso são plenamente desenvolvidas, já as ligadas ao ensino são percebidas pelos egressos como deficitárias, o que demonstra ênfase nas disciplinas de pesquisa; o principal fator que motiva a evasão é a conciliação entre trabalho e estudo, aliado a um choque ao entrar em contato com a realidade acadêmica.
Palabras clave : curso de Filosofia; competências; evasão; egresso; trabalho..