Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira; LEAL, Ione Oliveira Jatobá y NOVAES, Ivan Luiz. Percepção E Produção De Sentido De Participantes Num Curso De Formação Para Gestores Escolares. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70564. Epub 22-Sep-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133870564.
Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a percepção de participantes num curso de formação para gestores escolares, promovido pela rede municipal de ensino de Salvador/BA. Para tal fim, o estudo abrangeu as categorias gestão escolar; formação de gestores; percepção e produção de sentido. A metodologia foi a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, apoiada pelas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, com aplicação de questionários. Foi considerada a relação entre os aspectos objetivos e subjetivos das políticas de formação, na tentativa de conciliar as perspectivas que coexistem no campo. Conclui-se que o curso ofertado teve caráter pontual, com fragilidade teórica e ausência de conteúdos relativos ao planejamento estratégico de gestão escolar.
Palabras clave : gestão escolar; formação; percepção; produção de sentido.