Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
BARCELOS, Marciel; VIEIRA, Aline Oliveira y SANTOS, Wagner dos. Práticas Avaliativas Para A Aprendizagem De Professores Numa Unidade Municipal De Educação Infantil. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68004. Epub 14-Nov-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133868004.
Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.
Palabras clave : avaliação educacional; educação infantil; escolarização..