Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
SANTOS, Ana Lúcia Felix dos y OLIVEIRA, Sávio Assis de. Conhecimento, interesse e pesquisa educacional: um possível diálogo entre Bourdieu e Habermas. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.35, pp.43-58. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.35(04).
Este trabalho toma a relação conhecimento e interesse, enquanto par dialético que constitui a produção de conhecimento e é dela inseparável. Busca analisar, no pensamento de Bourdieu e Habermas, os fatores que influenciam a escolha dos objetos de estudo. Propõe uma discussão a partir de reflexões acerca da realidade social como totalidade e das relações entre sujeito e objeto, teoria e método, tentando desvelar os condicionantes que estão na base e no interior da produção do conhecimento e que podem ser analisados à luz da relação entre conhecimento e interesse.
Palabras clave : Conhecimento e Interesse; Produção do Conhecimento; Pesquisa Educacional.