Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
SILVA, Roberto Rafael Dias da. A escolarização juvenil como um investimento econômico: analítica das políticas curriculares contemporâneas. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.163-184. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1083.
O presente texto apresenta resultados de uma investigação que busca compreender as racionalidades que orientam as políticas curriculares para o Ensino Médio. Especificamente para este artigo, realizou-se um recorte analítico priorizando uma leitura diagonal de quatro documentos publicados por organizações internacionais, destinados a orientar as reformas curriculares promovidas na América Latina. Percebeu-se um direcionamento para as questões da promoção de práticas pedagógicas inovadoras, associadas ao desenvolvimento de formas curriculares ancoradas nos conceitos de protagonismo juvenil e de formação de habilidades.
Palabras clave : políticas curriculares; ensino médio; capacidades.