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Articulo
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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
PEREIRA, Ana Paula Escossia Barbosa de Souza y REBELO, Andressa Santos. Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018). Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.287-305. Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1544.
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que versa sobre a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Pretendeu-se analisar os indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Superior no Brasil entre 2008 e 2018. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento dos resultados disponíveis nos resumos técnicos e microdados do Censo da Educação Superior, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para a leitura dos microdados, utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados foram analisados em diálogo com a literatura referente ao processo de inclusão dos estudantes PAEE. Os microdados mostram que, em 2009, o Brasil apresentou 1.122 matrículas de estudantes PAEE na graduação; e, em 2018, registraram-se 62.724 matrículas. Embora a presença de estudantes PAEE na Educação Superior no Brasil tenha, nos últimos anos, aumentado gradativamente, o número de matrículas do PAEE ainda é significativamente inferior às matrículas gerais nesse nível de ensino.
Palabras clave : inclusão na Educação Superior; Educação Especial na Educação Superior; indicadores educacionais.