SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Fundamentos y procesos de formación continua en la red municipal de GoiâniaUna producción que se intensifica: la educación en el hogar en la investigación académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

GANZELI, PEDRO; MACHADO, CRISTIANE  y  NOGUEIRA, ROSANE GARCIA DORAZIO. Desafios da gestão escolar na construção da educação integral. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.521-538.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101374.

Este artigo tem o objetivo de explicitar e problematizar os desafios enfrentados e as ações adotadas pela gestão escolar para a construção da educação integral em uma escola municipal de Campinas-SP de ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e observações participativas na unidade escolar pesquisada. O processo de organização do espaço escolar demandou embates políticos e pedagógicos entre as instâncias da Secretaria Municipal de Educação e a equipe gestora, prevalecendo as demandas da unidade escolar.

Palabras clave : Educação integral. Escola em Tempo Integral; Gestão escolar. Projeto político-pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )