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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
MARTINS, ANGELA MARIA; ROSA, SANNY y SOUSA, SANDRA MARIA ZÁKIA LIAN. ALOCAÇÃO DE ALUNOS POR TURMAS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO: PERCEPÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1153-1175. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.101037.
Este artigo discute quais são os mecanismos de seleção adotados por diretores de escolas municipais para acolhimento e alocação de alunos por turmas e que podem, eventualmente, acentuar diferenças e desigualdades no processo de escolarização. Procedeu-se a uma dinâmica de grupo com a participação de 18 diretores de escolas e 5 assessoras da Secretaria de Educação Municipal de um município da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados sinalizam as práticas que preponderam na rede municipal: matrícula por proximidade da rede física escolar; autoavaliações docentes; preferências docentes.
Palabras clave : política educacional; diretores escolares; seleção de alunos; composição de turmas.