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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
RODRIGUES, RODRIGO SOARES GUIMARÃES y SILVA, LUANA ROSA DE ARAÚJO. Paulo Freire e gestão democrática: aproximações epistemológicas e formativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.832-850. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113211.
Este artigo faz uso de dados de uma pesquisa de doutorado com foco no percurso histórico da gestão democrática no Brasil, buscando aproximações epistemológicas com a obra do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Teve-se como métodos de pesquisa a análise documental dos instrumentos legais que normatizam esta concepção de gestão no país e a revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, bem como da obra do autor. Buscou-se identificar nos referenciais compatibilização de conceitos, constatando-se convergências entre princípios desta gestão, com pressupostos da obra de Freire.
Palabras clave : Gestão Democrática; Paulo Freire; Emancipação e Conscientização.