Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
PINTO, MARIALVA MOOG y VOLPATO, GILDO. Políticas de internacionalização na educação superior: transferência de ideias educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.986-1007. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.106757.
O estudo de abordagem qualitativa utiliza-se da análise documental para analisar as políticas sobre internacionalização da educação superior (ES), produzidas por organismos multilaterais e transferidas como políticas avaliativas para a ES no Brasil. Analisou-se a Conferência Mundial sobre ES para o Século XXI (UNESCO, 1998), o relatório do Sistema Nacional de Avaliação da ES (SINAES, 2004); o Plano Nacional de Educação (PNE, 2014); e o Instrumento de Avaliação Institucional Externa (INEP, 2017), e confirmou-se que a Conferência (1998) alavancou as políticas avaliativas atuais para a ES no país.
Palabras clave : Políticas educacionais; Educação superior; Internacionalização.