Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
FONTANA, MARIA IOLANDA; GUERIOS, ETTIÈNE y SOUZA, VANDA MARIA DE. O movimento formativo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões à alfabetização matemática. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1032-1052. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107582.
O artigo analisa o movimento formativo do PNAIC Matemática e suas repercussões à prática pedagógica de professores alfabetizadores. Discute dados qualitativos de entrevistas com professoras de escolas municipais de Curitiba e da revisão de literatura. A contribuição do programa é constatada, principalmente, pelo pacto entre entes federados e universidades públicas, a reflexão, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes na perspectiva da alfabetização matemática. Aponta-se como contradição a descontinuidade da formação continuada de caráter nacional com políticas de governo.
Palabras clave : Políticas de formação continuada de professores; PNAIC Matemática; Alfabetização matemática.