SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Planes de Gestión Escolar: contradicciones y disputas en la nueva política de gobernanza de las escuelas públicas estatales de Santa CatarinaImportancia y factores intervinientes en la representatividad, democratización y toma de decisiones en los consejos superiores de los institutos federales de educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

LEAL, CAROLINE PEREIRA. Gestão por resultados e a nova rotina escolar na rede municipal de ensino de Porto Alegre (RME/POA). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1235-1254.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.110249.

O presente artigo discute a recente reforma na política em educação do município de Porto Alegre. Nosso objetivo é apresentar a nova rotina escolar implantada nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/ POA), a partir de 2017, buscando descrever o processo reformista e discutir os instrumentos adotados pela administração municipal como forma de construção e de funcionamento da gestão por resultados aplicadas à educação. Quanto ao procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa documental, com a coleta de documentos oficiais e notícias jornalísticas a respeito da nova rotina escolar. Através de uma análise descritiva comparada, de abordagem qualitativa dos dados, foi possível verificar que a intervenção efetuada na realidade escolar gerou intensificação do trabalho docente e não se traduziu em efetividade e criação de valor público.

Palabras clave : educação; reforma administrativa; gestão por resultados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )