SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Austeridad fiscal y remuneración docente en el municipio de Curitiba/PR: depreciación en cursoEvaluación de factores relacionados con el modelo de aprendizaje de diseño universal en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SANTOS BRAGA, DANIEL; TOLOMELLI BRESCIA, AMANDA  y  PINHEIRO DANTAS, DINA MARA. Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Gerais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122539.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539.

este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou- se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil socioeconômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.

Palabras clave : acesso às tecnologias digitais; desigualdades de oportunidades educacionais; ensino remoto emergencial; educação superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )