Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
versión On-line ISSN 2447-746X
Resumen
LIMA, Lívia Morais Garcia. HISTÓRIA ORAL, VELHICE E O TEMPO PRESENTE: O CONTEXTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019007. Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9701.
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre a contribuição da história oral nos estudos sobre o patrimônio e as ações de educação patrimonial em fazendas históricas paulistas. As questões aqui problematizadas fazem parte de uma pesquisa recentemente concluída, onde o patrimônio é explorado como espaço educacional dentro de uma visão da educação não formal no contexto rural, voltado para o público idoso, de formações educacionais e classes sociais diversas. A pesquisa sobre o patrimônio cultural rural paulista se torna um trabalho sobre a utilização dos bens culturais como fonte de lazer e turismo, possibilitando um exercício de sensibilização para a valorização dos espaços rurais, a partir da análise das representações dos sujeitos e seus papéis e do imaginário rural.
Palabras clave : Velhice; História oral; Patrimônio.