Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
KOGA, Viviane Terezinha y BOBATO, Franciele Aparecida. Representações sociais de licenciandos acerca da Prática como Componente Curricular na formação docente. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7462. Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7462.
O texto tem por objetivo investigar as representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas acerca das atividades integradoras desenvolvidas em disciplinas de Prática como Componente Curricular. O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012, 2015) e colaboradores. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário para 99 licenciandos. As informações foram analisadas com o auxílio do software EVOC e com os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados apontam uma representação social que reconhece a importância das atividades integradoras para a sua formação e aperfeiçoamento profissional, ao mesmo tempo que expressam atitudes e imagens negativas frente à forma como elas são construídas e organizadas durante o curso, de forma predominantemente expositiva e demonstrativa.
Palabras clave : ensino de Ciências; formação de professores; prática docente.