Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
MORAL-BARRIGUETE, Cristina del y GUIJARRO, Belén Massó. Teatro aplicado no ensino superior: um projeto inovador para a formação inicial de educadores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e5528. Epub 01-Dic-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.e5528.
O drama apresenta múltiplas possibilidades para promover e melhorar as habilidades de comunicação, literária e emocional em futuros educadores. O teatro e a dramatização têm um impacto direto na afetividade, provocando um aprendizado verdadeiramente significativo com capacidade de transformação dentro de um ambiente lúdico. Neste artigo, apresenta-se o desenho de uma proposta inovadora no contexto universitário, que introduz o teatro como estratégia educacional nos quatro bacharelados ministrados na Faculdade de Educação (Educação Pré-Escolar, Educação Primária, Educação Social e Pedagogia) da Universidade de Granada (Espanha). Este projeto é implementado por uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em Educação e Dramaturgia. O ponto de partida para este trabalho emerge da confiança no potencial da educação e comunicação através das palavras e também através das artes. O objetivo fundamental é desenvolver novas competências curriculares nos estudantes participantes que possam ser essenciais para transformar a sociedade atual em crise. Os resultados deste projeto ajudariam a alcançar uma educação linguístico-literária plena, criativa e emocional, ajudada pelo impulso e animação à leitura de textos literários, filosóficos e sociais, ao mesmo tempo que mostrariam compromisso com a sociedade complexa e diversificada de hoje.
Palabras clave : Teatro Aplicado; Teatro em Educação; Inovação Educacional; Universidade; Competências Curriculares.