Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
RODRIGUES, Domingas da Anunciação Madalena Calovela y ANDRADE, Ana Isabel. Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8900. Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8900.
Este estudo objetiva compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas as Práticas Pedagógicas no contexto da Formação Inicial de Professores numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de dez artigos publicados em revistas académicas (2016-2020), que, através da análise de conteúdo, possibilitou-nos compreender que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma premissa das agendas políticas internacionais, a sua integração no currículo de Formação Inicial de Professores baseia-se em abordagens multi, inter e transdisciplinares, almejando o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia na resolução de problemas e capacidade de autotransformação e dos seus pares. Os resultados apelam para a integração de ações e abordagens que promovam um futuro mais sustentável. As conclusões refletem que a melhoria na operacionalização das Práticas Pedagógicas concretiza-se integrando perspetivas que realçam o desenvolvimento de competências docentes (do saber, do saber fazer e estar) necessárias para as transformações desejadas no processo educativo em geral.
Palabras clave : Prática Pedagógica; Formação Inicial de Professores; Educação para o Desenvolvimento Sustentável..