Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
POWACZUK, Ana Carla Hollweg y COLVERO, Ana Paula Barbosa. Saberes de professores alfabetizadores: princípios e domínios para autoavaliação docente. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10415. Epub 02-Ene-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10415.
O artigo aborda a relação entre os saberes docentes e os processos de autoavaliação de forma compartilhada. Parte-se do estudo qualitativo, desenvolvido a partir de entrevistas narrativas e encontros dialógicos (Bakhtin, 2010; Bolzan, 2019; Freitas, 2009; Vigotsky, 2021), os quais permitiram identificar as práticas pedagógicas de referência de professoras atuantes no ciclo de alfabetização, bem como reconhecer os princípios e os domínios pedagógicos priorizados pelas professoras ao dinamizarem seu trabalho. Considera-se que os saberes advindos da experiência docente possibilitam a construção de um repertório eficaz de soluções adquiridas durante uma longa prática do ofício (Gauthier et al., 2006; Tardif, 2007), caracterizando práticas de referências das docentes, nas quais se podem evidenciar princípios pedagógicos e domínios de abrangência. Tais dimensões, ao serem discutidas e compartilhadas, revelam-se impulsionadoras da autoavaliação docente (Fernandes, 2008; Morales, 2014), fomentando a reflexão das práticas pedagógicas em curso, favorecendo a transformação e a reelaboração docente.
Palabras clave : alfabetização; práticas pedagógicas de referência; autoavaliação docente; saberes docentes.