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Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

SOUZA, Allan Solano; MOREIRA, Hilcélia Aparecida Gomes; SILVA, Maria Margarett da  y  TERTO, Daniela Cunha. Alianças público-privadas na educação pública: um estudo em dois estados nordestinos. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11024.  Epub 02-Ene-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11024.

Os processos de privatização da educação pública ocorrem de diferentes maneiras, principalmente por meio de acordos, contratos ou parcerias entre institutos e secretarias de educação. Este trabalho tem como objetivo discutir esse fenômeno em dois estados nordestinos do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte, demonstrando como ele interfere no desenvolvimento de ferramentas gerenciais no contexto educacional. O método de pesquisa adotado foi a abordagem dialética e os procedimentos consistiram em revisão de literatura, análise documental e recortes das pesquisas realizadas com os gestores escolares. Os resultados indicam que os gestores acabam redefinindo suas funções para atender aos interesses das instituições parceiras, enfatizando o cumprimento de metas e resultados.

Palabras clave : privatização; parcerias; gerencialismo; gestores escolares.

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