SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Reverberaciones habermasianas en las disertaciones y tesis de Educación Matemática en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação Matemática Debate

versión On-line ISSN 2526-6136

Resumen

BOTELHO, Lutieli Rodrigues  y  MORAES, João Carlos Pereira de. Desafios de uma estudante de mestrado profissional em Educação Matemática: o que minha experiência permite dizer. Ed. Mat. Deb. [online]. 2023, vol.7, n.13, pp.1-14.  Epub 01-Ene-2023. ISSN 2526-6136.  https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a01.

Desde sua criação, o mestrado profissional permite a reflexão de mestrandos sobre a prática pedagógica em Matemática. Nesse contexto, este artigo enseja analisar os desafios de uma mestranda de um programa profissional em compor a sua intervenção de campo e as ressonâncias desta para a sua profissionalidade. Para tanto, a metodologia apoia-se numa perspectiva narrativa, em que se descreve os pontos significativos do processo de campo do mestrado. Como resultado, percebe-se que o momento de planejamento e o momento de aplicação são fundamentais e marcantes na constituição da profissionalidade em um contexto de mestrado profissional, possibilitando espaços significativos de reflexão e produção da identidade de pesquisador da própria prática. Com o estudo, conclui-se a necessidade de os mestrados profissionais desencadearem discussões sobre a formação dos estudantes-professores que frequentam seus cursos.

Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Experiência. Desafios.

Palabras clave : Professional Master's; Experience; Challenges..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )