SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Reverberaciones habermasianas en las disertaciones y tesis de Educación Matemática en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação Matemática Debate

versión On-line ISSN 2526-6136

Resumen

ALMEIDA, Moisés Ceni de; BARBOSA, Renata Cardoso; MUSMANNO, Leonardo Maricato  y  SOUZA, Natália Pedroza de. A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. Ed. Mat. Deb. [online]. 2023, vol.7, n.13, pp.1-16.  Epub 01-Ene-2023. ISSN 2526-6136.  https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a03.

O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram softwares de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.

Palabras clave : Experimentação; Cálculo Diferencial e Integral; Tecnologias Digitais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )