SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAEscola E Prática Pedagógica No Ensino Médio: Representações Sociais De Gestores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

CARDOSO, Marisaura dos Santos; D’ALBUQUERQUE, Raquel Wanderley  y  TOMAS, Maria Carolina. A Autoavaliação Institucional Numa Instituição De Ensino Superior Comunitária E Seu Potencial De Uso Para Gestão Universitária. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69550.  Epub 16-Mayo-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869550.

Neste texto, apresentam-se resultados de um trabalho que teve por objetivo analisar a importância do uso dos resultados da autoavaliação institucional para a gestão de uma IES. Sabemos que, ao final do processo de avaliação, tem-se uma quantidade grande de dados, muitas vezes difíceis de serem interpretados e usados, por isso, apresentamos um exemplo de tratamento de dados, através da análise fatorial, para tornar viável o uso dos resultados da autoavaliação institucional para estudos, acompanhamento e monitoramento da autoavaliação institucional para a gestão da IES. A partir de resultados obtidos no processo realizado em 2018, pôde-se concluir que o uso da técnica de análise fatorial contribuiu para uma leitura mais simplificada e criteriosa dos resultados obtidos a partir das respostas dos alunos na autoavaliação institucional. Foram criados seis fatores que representam eixos do Sinaes com quarenta e duas variáveis. Os fatores possibilitaram uma análise de correlação entre eles e abriu um leque de possibilidades de análises, como, por exemplo, cada eixo se comporta com relação aos aspectos relacionados à estrutura institucional como departamentos, institutos, faculdades, cursos, campus e unidades educacionais, bem como por critérios relacionados aos sujeitos da pesquisa.

Palabras clave : Sinaes; autoavaliação institucional do corpo discente; gestão universitária; análise fatorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )