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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

SILVA, Priscila Pereira; LOPES, Arthur Caixeta Coimbra; VIVAS, Vinicius Henrique  y  GAYDECZKA, Beatriz. Potencialidades E Fragilidades De Um Curso De Engenharia Química Pela Análise De Egressos. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69857.  Epub 27-Sep-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869857.

A análise de um curso a partir da visão do seu egresso, revela não apenas a percepção do ex-aluno, mas apresenta visões do mundo do trabalho sobre questões inerentes à formação acadêmica. Assim, por meio da avaliação do egresso de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, apresentam-se dados da aplicação do instrumento validado ‘Escala de avaliação de cursos de Engenharia pelos egressos’. O instrumento foi aplicado aos egressos de Engenharia Química na UFTM formados de 2014 a 2020. Foram identificadas as potencialidades e fragilidades do curso quanto às competências essenciais e esperadas, à satisfação geral quanto à qualidade do ensino, didática e currículo que o curso já realiza e as que precisam de maior investimento e atenção. Além disso, foram destacadas as dificuldades usuais encontradas ao ingressar no mundo do trabalho; desenvolvimento para adequação às exigências de mercado; necessidade de mudanças na abordagem do ensino; alterações físico-estruturais e formas diferenciadas de avaliação. Aspectos como atividades extracurriculares, estágios e perspectivas profissionais foram avaliadas como potencialidades no sentido de direcionar a implantação das novas diretrizes curriculares nacionais e fomentar o foco na abordagem e desenvolvimento por competências.

Palabras clave : egressos; diretrizes curriculares nacionais; avaliação; gestão educacional; educação.

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