Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
BRANDAO, Zaia; ABRAMOVAY, Miriam e KRAMER, Sonia. O pré-escolar e as classes desfavorecidas. Cad. Pesqui. [online]. 1981, n.39, pp.43-45. ISSN 0100-1574.
Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.
Palavras-chave : Crianças; Fracasso escolar; Meio social; Condições socioeconômicas.