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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
COSTA, Marisa C. Vorraber. Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentos. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.90, pp.15-20. ISSN 0100-1574.
O trabalho analisa aspectos centrais das transformações na pesquisa em Educação no Brasil, hoje. Considerando a prática concreta de professores e pesquisadores, são discutidos três pontos. O primeiro diz respeito à concepção de ciência que norteia as pesquisas e à forma problemática com que, freqüentemente, são utilizados alguns construtos teóricos que têm embasado as reflexões e as práticas pedagógicas investigativas; focaliza-se a indissociabilidade entre teoria e prática, o saber como construção coletiva e o professor como pesquisador. O segundo refere-se ao papel dos paradigmas teóricos na produção do saber novo e a análise desenvolve-se com base na teoria de Kuhn sobre a ciência. O terceiro ponto trata dos desafios de uma produção de conhecimento efetivamente criativo, revolucionário, que traga contribuições à solução dos graves problemas educacionais que nos afligem.
Palavras-chave : Pesquisa em Educação; Paradigmas Teóricos em Educação; Produção de Conhecimentos em Educação.