Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
DARSIE, Marta Maria Pontin. Avaliação e aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.99, pp.47-59. ISSN 0100-1574.
Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores.
Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Metacognição; Educação Matemática.