Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
GUILE, David. O que distingue a economia do conhecimento? Implicações para a educação. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp.611-636. ISSN 0100-1574.
O objetivo deste artigo é compensar a insuficiência da teorização a respeito da economia do conhecimento por parte dos sociólogos e identificar as implicações da análise aqui desenvolvida para a educação. O texto começa distinguindo e expondo as diferentes explicações do papel do conhecimento na economia do conhecimento; em seguida, argumenta sobre as conexões que podem ser estabelecidas entre essas duas concepções de conhecimento e a economia do conhecimento por meio do conceito de “culturas epistêmicas” (Cetina, 1999), e conclui examinando as implicações das “culturas epistêmicas” para a educação.
Palavras-chave : Formação Profissional; Políticas Educacionais; Sociedade do Conhecimento.