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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
CUNHA, Marcus Vinicius da e SOUZA, Aline Vieira de. Cecília Meireles e o temário da escola nova. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.850-865. ISSN 0100-1574.
A poetisa Cecília Meireles foi signatária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, histórico documento de 1932 redigido por Fernando de Azevedo e assinado por vinte e seis intelectuais, no qual se encontram as principais formulações do movimento educacional renovador denominado Escola Nova. O presente trabalho analisa a literatura já produzida sobre Meireles e textos da autora publicados entre 1930 e 1933 na coluna "Comentário" da "Página de Educação", seção dirigida por ela no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é mostrar que a poetisa expressava ideias e posicionamentos da Escola Nova no início da década de 1930, dentre os quais figuram a relação entre família e escola e o uso das artes como recursos educativos. Tendo por base a teoria da análise retórica, e considerando a peculiaridade do veículo de comunicação utilizado por Meireles, o trabalho abre perspectivas para a investigação das estratégias argumentativas que compõem o discurso pedagógico da autora.
Palavras-chave : Cecília Meireles; Escola Nova; Discurso Pedagógico; Retórica.