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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.148, pp.44-75. ISSN 0100-1574.
O artigo tem por objetivo apresentar e discutir tensões no debate contemporâneo sobre avaliação na/da educação infantil brasileira, a partir da distinção entre política de avaliação na/da educação infantil e avaliação da política de educação infantil. O texto argumenta que se está iniciando o processo de construção do problema social “avaliação” na arena de negociações da política de educação infantil, daí embates em torno de posições bipolares nos modelos de avaliação propugnados e criticados. Ressalta a importância de cuidados éticos e da explicitação de posições políticas nas pesquisas avaliativas em educação infantil e alerta para o perigo de transpor para a educação infantil modelos hegemônicos adotados no Brasil para outras etapas de ensino.
Palavras-chave : Avaliação da Educação; Educação Infantil; Políticas Públicas; Ética.