Tema Em Destaque
O planejamento educacional na pós-graduação em educação no
Brasil
Educational planning in post-graduate education in Brazil
La planificación educativa en la post-graduación en educación en
Brasil
José Silvério Baía Horta1
Osmar Fávero2
1Professor titular aposentado da Universidade
Federal do Rio de Janeiro - UFRJ shortamanaus@gmail.com
2Professor titular aposentado da Universidade
Federal Fluminense - UFF; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF
RESUMO
Levantamento das informações fornecidas pelos programas de pós-graduação em educação
no período 2000-2009, disponíveis no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior, revela a progressiva substituição dos estudos sobre
planejamento educacional por estudos sobre gestão e avaliação. Confronta-se esse
"esvaziamento" com a "fertilidade" dos anos 1970/1980, analisando fontes utilizadas e
conteúdos trabalhados nos mestrados em educação da PUC-Rio e da Fundação Getulio
Vargas. Nas considerações finais, afirma-se que esse "esvaziamento" foi simultâneo à
desagregação do sistema de planejamento brasileiro, ocorrida nos anos de 1990, e
sugere retomar aqueles estudos, a partir das últimas Conferências Nacionais de
Educação e das dificuldades de aprovação pelo Congresso Nacional dos planos nacionais
de educação por elas propostos.
Palavras-Chave: Planejamento; Planejamento Educacional; Política e Planejamento; Pós-Graduação e Planejamento.
ABSTRACT
A survey of information provided by post-graduate education programs for the
2000-2009 period, available at the Coordination for Training of Higher Education
Personnel portal, reveals the progressive substitution of studies on educational
planning by studies on assessment and management. This "emptying" of the 2000-2009
period is compared with the "fertility" of the 1970s and 1980s by analyzing the
sources and content found in Master's theses in education from PUC-Rio and the
Getulio Vargas Foundation. In the conclusion, the article states that this "emptying"
occurred simultaneously with the dismantling of the Brazilian planning system in the
1990s. It also suggests returning to the studies from the last National Educational
Conferences and the difficulties in securing national congressional approval for the
national educational plans proposed in them.
Key words: Planning; Educational Planning; Policy and Planning; Post-Graduate and Planning.
RESUMEN
La recopilación de las informaciones proporcionadas por los programas de
post-graduación en educación en el período 2000-2009, disponibles en el sitio web de
la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior, revela la
sustitución progresiva de los estudios sobre la planificación educativa por estudios
de gestión y evaluación. Se opone este "vaciamiento" a la "fertilidad" de los años
1970/1980, analizando fuentes utilizadas y contenidos trabajados en los cursos de
Máster en Educación de la PUC-Rio y de la Fundación Getulio Vargas. En las
consideraciones finales, se afirma que este "vaciamiento" fue simultáneo a la
disgregación del sistema de planificación brasileño, que se produjo en la década de
1990, y sugiere reanudar aquellos estudios a partir de las últimas Conferencia
Nacionales de Educación y de las dificultades de aprobación por el Congreso Nacional
de los planes nacionales de educación propuestas por ellos.
Palabras-clave: Planificación; Planificación Educativa; Política y Planificación; Post-Graduación y Planificación.
Levantamento exaustivo, realizado com base em informações disponibilizadas pela Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, permitiu constatar que a temática
do planejamento educacional nos programas de pós-graduação em educação sofreu mudança
radical, que se iniciou nos anos de 1990 e se acentuou na primeira década deste século.
Deixando em segundo plano o estudo do planejamento educacional em sua relação com a
política de educação, a maioria dos pesquisadores da temática volta-se para as relações
entre planejamento e gestão, e planejamento e avaliação. Tal enfoque se percebe tanto nas
ementas das linhas de pesquisa e das disciplinas, como no levantamento da bibliografia
indicada nestas últimas. Além disso, esse levantamento mostra uma ausência quase total da
rica produção acadêmica sobre a temática, desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980. Partindo
dessas constatações, pretendemos neste artigo realizar um resgate dessa produção,
centrando-a em alguns programas de pós-graduação que, naquele período, assumiram o
planejamento educacional como um de seus eixos. Para tanto, depois de detalhar os dados do
levantamento a que nos referimos, trabalhamos sobre o legado das décadas de 1970 e 1980,
apresentando a circulação das ideias sobre planejamento educacional nos programas de
pós-graduação em educação no período e a contribuição de alguns autores que trabalharam a
temática e foram intensamente estudados nos referidos programas.
Texto na íntegra em PDF
REFERÊNCIAS
FÁVERO, Osmar. Ceose - Colóquios Estaduais sobre Organização dos
Sistemas de Ensino. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 39-50,
1999.
[ Links ]
MENDES, Durmeval Trigueiro. Sobre planejamento do ensino superior;
esboço de uma metodologia. Documenta, Brasília, n. 35, p. 45-63, mar. 1965. Estudo
especial.
[ Links ]