Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
DUARTE, Newton. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.78-102. Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143508.
A proposta deste artigo é discutir algumas relações entre a liberdade e o conhecimento escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que se fundamenta nas concepções marxistas de história, sociedade, ser humano e conhecimento. A liberdade inexiste na natureza, tendo surgido pela atividade especificamente humana, ou seja, o trabalho. A história social tem produzido o incremento das possibilidades de ação livre e, concomitantemente, os obstáculos à concretização dessas possibilidades. A educação escolar reflete, em seus conteúdos e suas formas, esse caráter contraditório da luta humana pela liberdade.
Palavras-chave : Conhecimentos; Liberdade; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação.