Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
VIEIRA, Mauro Luís; FARACCO, Anna Maria e BENETTI, Idonézia Collodel. Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.784-801. Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143424.
A família tem sido relacionada tanto ao sucesso quanto ao fracasso das crianças na escola e tem sido apontada como fonte estimuladora da produtividade e do ajuste escolar, bem como da desvalorização da educação. A presente pesquisa investigou as expectativas e a concepção sobre suporte parental de 97 pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Florianópolis. Os instrumentos para a coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e um questionário socioeconômico. Ancorada no método de levantamento de dados, de cunho descritivo e exploratório e de natureza qualitativa, a pesquisa mostrou que ambos os pais colocam bastante ênfase no desenvolvimento cognitivo de seus filhos e oferecem recursos que podem auxiliar na obtenção de bons desempenhos acadêmicos.
Palavras-chave : Suporte Parental; Escolas; Desenvolvimento da Criança; Rendimento Escolar.