Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.802-820. Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143455.
Na sociedade brasileira existe uma crescente sensibilidade para a temática das diferenças culturais que se manifesta em diversos âmbitos sociais. No entanto, no que se refere à educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, de não sabermos como lidar positivamente com essas questões. É nesse universo de preocupações que se situa o presente trabalho. Seu objetivo é analisar as relações entre escola e práticas interculturais, tendo como referência um curso inspirado na pesquisa-ação, desenvolvido no primeiro semestre de 2014, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar. Concluímos que, para avançar nessa perspectiva, é importante que ela seja introduzida nos processos de formação continuada realizados coletivamente na própria escola.
Palavras-chave : Cotidiano Escolar; Práticas Interculturais; Pesquisa-Ação.