Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
CALHEIROS, David dos Santos e MENDES, Enicéia Gonçalves. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1100-1123. Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143562.
O objetivo do estudo consistiu em avaliar um serviço de consultoria colaborativa - SCC - a distância em Tecnologia Assistiva - TA - para professores, utilizando abordagem qualitativa do tipo exploratório. As participantes foram seis professoras de alunos com paralisia cerebral - PC - e três consultoras em TA. Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído para prestar consultoria e coletar os dados obtidos na forma de respostas a questionários para consultores e professores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As evidências indicam que o SCC revelou-se benéfico para a atuação das consultoras e professoras, bem como para os estudantes com PC. A contribuição desta investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola inclusiva.
Palavras-chave : Educação Especial; Formação de Professores; Ensino a Distância; Tecnologia Assistiva.