Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
MAGALHAES, Rita de Cássia Barbosa Paiva e SOARES, Marcia Torres Neri. Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1124-1147. Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143717.
Este artigo tem como objetivo analisar o currículo de uma escola pública, em particular aspectos relacionados à inclusão de estudantes com deficiência expressos no espaço escolar e em situações coletivas de uma formação continuada desenvolvida na referida escola. Com base numa pesquisa-ação colaborativo- -crítica no contexto da educação básica junto a 26 professores e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras -, o estudo revelou não somente a prevalência de padrões homogeneizantes, a exemplo do caso típico de todos os estudantes com deficiência postos juntos em uma mesma turma do ensino regular, bem como a necessidade do espaço formativo para os docentes na escola. Notadamente, os estudos curriculares oportunizam a (re)discussão da inclusão escolar sem desarticulá-la do contexto macro da educação.
Palavras-chave : Pesquisa-Ação; Currículo; Deficiência; Inclusão Escolar.