Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLES, Joan Josep e SANJOSE-LOPEZ, Vicent. Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.586-611. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143915.
Neste artigo é efetuada uma revisão descritiva da literatura sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - CPC - em ciências e sobre a pesquisa realizada sobre o tema. Em suma, analisa-se o seguinte: a) como é definido, quais são suas principais características e a forma como o CPC foi determinado entre os professores; b) sua relação com o conhecimento da matéria a ser ensinada e a aprendizagem dos estudantes; c) como ele foi utilizado para a formação e a avaliação de professores; e d) os tópicos científicos em que o CPC tem sido estudado. Conclui-se que o CPC perfila-se como uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade da formação dos professores.
Palavras-chave : Professores de Ciências; Avaliação de Professores; Formação de Professores; Formador de Professores.