Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
VIVANCO, Georgina e GOROSTIAGA, Jorge. Cultura digital e diversidade: perspectivas de discursos de políticas TIC-Educação. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.1016-1043. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053144261.
Este artigo apresenta uma pesquisa que busca compreender como se representa a diversidade cultural e o novo ecossistema de comunicação da emergente cultura digital nos discursos que orientam as políticas de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na educação, no Brasil, Argentina e Chile. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso como método de análise e a cartografia social como forma de representar o campo intertextual. São mapeadas as perspectivas discursivas a partir da relação entre diversidade cultural e cultura digital, e ressalta-se a necessidade da pertinência cultural das iniciativas TIC na educação, assim como do reconhecimento da cultura digital como uma diversidade cultural no desenho das políticas educacionais.
Palavras-chave : Políticas Educacionais; Cartografia Social; TIC; Educação.